Por Pedro Jamal, Engenheiro Electrotécnico no Município de Maputo afecto no Projecto MOVE Maputo – PTU2
Fevereiro de 2024
Durante a minha estadia para a formação em língua inglesa com a duração de 8 semanas na Universidade de Cape Town, no Departamento de Língua Inglesa, entre os dias 02 de Dezembro de 2023 a 29 de Janeiro de 2024, estive a residir no bairro Woodstock, aproximadamente 12 Km do centro da cidade, local onde frequentava as aulas e por esse motivo deslocava-me sempre com recurso ao transporte público da cidade, nesse caso em concreto o MyCiti Bus.
Na cidade de Cape Town existem vários serviços de transportes como os autocarros colectivos explorados pela empresa Golden Arrow, serviços de minibuses explorados pelas associações (a forma mais económica de se locomover, infelizmente não há rotas para todos os pontos da cidade e os horários são irregulares), táxis convencionais e por aplicativo (Ubber e Bolt).
Cape Town também conta com algumas linhas de trem, que tem destino, principalmente, para áreas mais afastadas do centro.
Uma outra alternativa de transporte na Cidade do Cabo são os Rikkis, que funcionam como um táxi colectivo, dividindo a corrida com outras pessoas. São mais baratos do que pegar um táxi sozinho e também são adequados para trajectos no centro da cidade ou para o aeroporto.
O Myciti é um sistema integrado rápido de trânsito que conecta outros serviços de transporte para facilitar as viagens à volta da cidade de Cape Town. Começou a ser implementado durante a copa do mundo de futebol em 2010 que decorreu na África do Sul. Actualmente, existem 42 estações e 720 paragens espalhadas pela cidade de Cabo.
O serviço Myciti Bus circula ao longo da semana das 06h:15 às 20h:10 para todas rotas excepto em cinco muito movimentadas pelos turistas como Waterfront, Camps Bay, Sea Point, que terminam duas horas depois.Durante o final de semana e feriados das 05:00 às 21:00. É um serviço de excelência, rápido, seguro, confortável, manuseado por um cartão de crédito recarregável (o custo é de 35 randes, o equivalente a 120, 00 MT ao câmbio do dia). O passageiro valida a entrada e a saída do autocarro. A tarifa é de acordo com a distância percorrida.
As recargas podem ser feitas nas estações, lojas de conveniência e em alguns caixas electrónicos. Há um desconto de 30% quando se usa os autocarros fora dos horários de pico, cartões mensais carregáveis uma vez por mês por 780 randes (2.650,00 MT), são utilizados ilimitadamente no período. Existem cartões para uma única viagem e não são recarregáveis.
O que mais me impressionou com o MyCiti Bus nesses 2 meses de utilização, foi a pontualidade, exactamente de 13 minutos em 13 minutos o autocarro aparece nas paragens nas horas de ponta (no período da manhã das 08h:00 às 10h:00 e da tarde das 14h:00 às 20h:00. Na pior das hipóteses, aparece com uma antecedência de 1, 2 ou três minutos. Nas paragens estão estampados os horários de chegada e saída dos autocarros. O mapa das rotas de todo o sistema de transportes e toda informação relativa ao serviço, podem ser acessados pelo celular.