Linha verde grátis: 800 4041 | Whatsapp: +258 83 30 22 471 | Email: mdr@movemaputo.gov.mz | Mecanismo de Dialogo e Reclamação

Banco Mundial encoraja a formação de mulheres motoristas para transportes públicos

 

Banco Mundial encoraja a formação de mulheres motoristas para transportes públicos

Na última visita de supervisão do Banco Mundial ao Projecto MOVE Maputo, em Março do ano em curso, a Gestora Regional de Infraestruturas para África Austral e Etiópia, Karla González Carvajal, visitou o Programa Piloto de Formação de Mulheres Motoristas que decorre na Escola de Condução Especial da Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo – EMTPM. Esta iniciativa, envolvendo 40 mulheres numa formação de oito meses, visa capacita-las a operarem transportes públicos na região metropolitana de Maputo e reforçar o compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades e promover o papel das mulheres na transformação do sector dos transportes.

Durante a visita, Karla González Carvajal, destacou a importância da inclusão das mulheres em áreas como a condução. “Este projecto faz parte do nosso compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. A capacitação destas mulheres abre portas para novas oportunidades e fortalece a capacidade do sector de transportes em Moçambique, em particular na região metropolitana de Maputo. O Banco Mundial está empenhado em apoiar programas que garantam a igualdade de oportunidades para todos, independentemente do género”, afiançou.

Carvajal enfatizou ainda que com o apoio do Banco Mundial, iniciativas como estas são cruciais para combater as desigualdades de género e promover o desenvolvimento de um sector mais inclusivo e representativo.

Por sua vez, as futuras mulheres motoristas de transportes públicos mostraram-se expectantes em aplicar na prática os ensinamentos e inspirar mais mulheres a desenvolverem interesse pelo sector de transportes públicos, uma área dominada maioritariamente por homens, e ao mesmo tempo contribuir para prevenção da Violência Baseada no Género (VBG) nos transportes colectivos de passageiros.

“É uma experiência nova e desafiadora, mas extremamente importante. Espero sair desta formação com conhecimentos sólidos sobre condução dos transportes públicos”, disse Custódia Zacarias, uma das beneficiárias, acrescentado que “a formação vai ampliar oportunidades de emprego para as mulheres num sector onde o número de mulheres a conduzir um transporte público ainda é muito reduzido”. Um estudo recente aponta que 89,9% dos motoristas de transportes públicos são homens e apenas 10,1% por cento são mulheres.

Esta iniciativa é parte do projecto MOVE Maputo, financiado pelo Banco Mundial que alocou para o programa, 800 mil dólares americanos dos quais 200 mil dólares nesta fase piloto da formação.

 

Na visita, a Agência Metropolitana de Transportes – AMT foi representada pelo Administrador do pelouro Técnico da AMT, Armando Bembele e o MOVE Maputo pela Coordenadora do projecto, Fátima Arthur.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*