Por Ivone Semente, Especialista de Monitoria e Avaliação
Março de 2024
Quando falamos de segurança rodoviária todo cuidado é pouco, pois um dos maiores causadores de acidentes rodoviários somos nós os condutores de veículos.
Nos anos 2022 e 2023, Moçambique registou um total de 1504 acidentes de viação de carros e motos, sendo 836 em 2022 e 668 em 2023 representando um decréscimo em 20%. Falando especificamente da Província de Maputo houve um registo de redução de acidentes de viação 141 para 59 correspondente a 58% (Fonte: MTC). Paralelamente o número de óbitos também decresceu de 808 para 7745 (-7%).
Os acidentes rodoviários continuam a vitimar muitas pessoas, apesar das estatísticas mostrarem uma tendência para redução, daí a necessidade de pensar e repensar na Segurança Rodoviária com o objectivo de melhorar um conjunto de medidas, disposições e normas existentes em torno da circulação de pessoas e carros nas ruas e rodovias para prevenir acidentes de trânsito. Estas medidas devem ser desenhadas em função da especificidade de cada área geográfica.
Diversos factores atentam contra a segurança rodoviária, podemos citar alguns: excesso de confiança ao volante, da comodidade que é própria dos veículos actuais (que permitem alcançar altas velocidades praticamente sem que o condutor dê conta ou se aperceba), avaliação errada de distância e velocidade de um outro veículo, consumo de álcool, desrespeito a sinalização, vias com falta de qualidade e em avançado estado de degradação; falta de manutenção adequada dos veículos; acção evasiva inadequada, frente a um factor adverso (buraco, veículo parado ou qualquer obstáculo na faixa de rodagem…), tanto no mesmo sentido (pouca distância de segurança ) como em sentido contrário; não obediência das regras de circulação e conduta (tanto para condutores como para peões); travessia de peões em locais perigosos e fora da passadeira com e sem semáforos entre outros.
Estes factores muitas vezes estão associados a diversos outros, que dentre eles vou apenas mencionar os mais comuns que são a falta de conservação e sinalização das vias, falta de fiscalização por parte entidade competente, falta de manutenção do veículo, sono, cansaço, fadiga, animais e outros factores que são descritos em condução defensiva.
Assim, somos todos chamados a prevenir esta tragédia tomando precauções necessárias, pois não adianta, discutir no acidente quem estava certo ou errado, o acidente aconteceu e alguém falhou e falhamos sempre todos.
É já agora, partilho aqui algumas recomendações práticas para uma condução segura:
- Descanse adequadamente antes de conduzir
- Use sempre o cinto de segurança, mesmo para os passageiros sentados no banco de trás.
- Respeite a distância e os limites de velocidade
- Procure descansar a cada duas horas de condução: o sono e o cansaço são causas frequentes de acidentes rodoviários.
- Não utilize o telemóvel, e se houver urgência pare a viatura para falar ao telefone ou utilize algum sistema de “mãos-livres” autorizado.
- Não consuma álcool. Caso já o tenha feito, lembre-se que o efeito não se anula até passadas três horas. É melhor esperar antes de conduzir.
- Se estiver a tomar medicamentos, verifique se são contra-indicados para a condução: alguns provocam sono, má disposição e tonturas.
- Evite conduzir sob condições atmosféricas adversas (chuva, neve, vento, etc.), e nestas circunstâncias, não o podendo evitar, conduza mais devagar e com mais atenção.
- Evite conduzir á noite, em estradas ou ruas de má visibilidade ou com iluminação deficiente.
“É importante educar o cidadão para que possa desenvolver uma cultura de prevenção e segurança rodoviária, visando promover a sua integração segura no ambiente rodoviário numa perspectiva de mobilidade sustentável.”
A recomendação é mesmo possetiva, é quase sempre que o maior dos acidentes nas rodovias mesmo falha humana. mas no entanto temos as mas condições da via que contribuem bastante para que hajam esses sintros rodoviários e não as condições climatericas e a iluminação nas via publica ou a sinalização bem visível é necessário que isso tudo esteja acateulado.