Linha verde grátis: 800 4041 | Whatsapp: +258 83 30 22 471 | Email: mdr@movemaputo.gov.mz | Mecanismo de Dialogo e Reclamação

Repensando o modelo dos transportes públicos urbanos na Área Metropolitana de Maputo

Repensando o modelo dos transportes públicos urbanos na Área Metropolitana de Maputo

Por Fátima Arthur, Coordenadora do PIU do Projecto MOVE Maputo | Maputo, 5 de Fevereiro, 2024

O projecto MOVE Maputo foi concebido, em resposta ao Plano Director de Mobilidade Sustentável para o Grande Maputo, desenvolvido com fundos da JICA em 2014, para movimentar cerca de 140 mil pessoas por dia entre as áreas periféricas ao redor de Zimpeto e Albazini, para a Baixa/Praça dos Trabalhadores. Na área Metropolitana de Maputo, que engloba as autarquias de Maputo, Cidade da Matola, Matola Rio, Marracuene e Boane, com um raio de aproximadamente 35 km, cerca de 1 milhão de pessoas deslocam-se para o centro da cidade (Baixa) de manhã, e regressam à tarde às suas áreas de residência. A população é prevista aumentar por 50% nos próximos 10 anos, atingindo 4.5 milhões de pessoas, e naturalmente densificando o movimento nas ruas e estradas da cidade.

Na área metropolitana circulam mais de 500 autocarros e cerca de 3,000 chapas, diariamente, contudo a tendência de aumento da circulação de veículos privados continua, pois, os serviços prestados pelos actuais transportadores de passageiros são lentos, poluentes, com horários incertos, e sem segurança. O conforto, a rapidez e a previsibilidade do serviço são preocupações principais dos que actualmente usam o transporte público, e para as resolver, é necessário repensar o modelo de serviços que são oferecidos no nosso grande Maputo.

Todas as grandes cidades, de África e de outros países, desenvolvem-se quando a mobilidade sustentável é priorizada. Os sistemas de transporte público de passageiros tornam a expansão das grandes metrópoles, viável, transformando corredores de transporte de massa em artérias que suportam emprego, atividades culturais e sociais, e a actividade económica. As cidades ganham um impulso ao desenvolvimento e à modernização tecnológica, e tornam-se atractivas para novos residentes e novos negócios.

O uso de viaturas particulares deve reduzir, e ser substituído por transportes públicos de passageiros de qualidade, e por circuitos de mobilidade activa (acessos pedonais e ciclovias) como alternativas saudáveis a quem quer se deslocar para a escola ou para o serviço. A segurança é crucial para garantir estes modos de transporte, e o congestionamento, nas estradas principais, pode ser consequentemente mitigado, reduzindo os tempos de viagem e proporcionando cidades menos poluídas e menos ruidosas.

O Grande Maputo é o centro de governação, de jurisprudência e de desenvolvimento económico de Moçambique, e deve liderar a modernização do país, com investimentos que priorizam serviços de qualidade em prol dos seus cidadãos. O projecto MOVE Maputo responde a esta visão de expansão moderna e sustentável, ao trazer um serviço de transporte de massas para passageiros, conectados com conforto e segurança, e com a certeza de que este serviço é somente o primeiro de vários outros investimentos que o seguirão.

One Reply to “Repensando o modelo dos transportes públicos urbanos na Área Metropolitana de Maputo”

  1. Com este projeto podem ser resppondidas as implicações socioeconómicas, infra-estruturais e ambientais associadas à dinâmica urbana. A incorporação da electromobilidade urbana neste projeto, utilizando autocarros eléctricos alimentados por fontes de energia alternativas, poderá constituir uma mais-valia para o desenvolvimento sustentável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*