Realizada a Segunda Sessão do Conselho Metropolitano de Maputo
Maputo, 5 de Setembro de 2025 — A Agência Metropolitana de Maputo (AMT) acolheu ontem, dia 4 de Setembro, pelas 14 horas, a II Sessão do Conselho Metropolitano de Transportes, reunindo representantes institucionais e municipais para debater avanços estratégicos na mobilidade urbana da região.
Liderança e Participação
A sessão foi presidida por Júlio Parruque, Presidente do Conselho Metropolitano e também do Conselho Municipal da Matola. Estiveram presentes os Presidentes dos Municípios de Marracuene e Boane, Shafee Sidat e Geraldina Bonifácio, respectivamente. Os Municípios de Maputo e Matola-Rio foram representados pelos respectivos Vereadores. O Instituto Ferro Portuário de Moçambique marcou presença através do seu PCA, Ambrósio Adolfo Sitoe, a AMT foi representada pelo recém-nomeado Presidente do Conselho de Administração, Fernando Andela, acompanhado pelos Administradores da Agência, Armando Bembele (pelouro técnico) e Gedeão Alberto (pelouro administrativo) enquanto que o Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações (FTC), foi representado pelo seu PCA, Paulo Ricardo. Claúdio Zunguene esteve em representacação do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários – INATRO. O Projecto MOVE Maputo foi representado pela sua Coordenadora, Fátima Arthur.
Mobilidade em Foco
Em termos de agenda, a sessão serviu, entre outros apectos, para apreciar o regimento do Conselho Metropolitano de Transportes de Maputo, apresentar os estágio de implementação do Projecto MOVE Maputo, incluindo a apresentação da Rede Primária de Transportes no terriório da Área Metropolitana de Maputo.
A reunião reforça o papel estratégico da AMT na articulação entre os diferentes municípios e instituições, promovendo soluções sustentáveis e inclusivas para os desafios de transporte na região metropolitana. O MOVE Maputo, em particular, continua a ser uma peça-chave na transformação da mobilidade urbana, com foco na acessibilidade, eficiência e integração territorial, principalmente com a implementação do já esperado sistema de trânsito rápido por autocarros BRT.




Ver mais