A Agência Metropolitana de Transportes de Maputo (AMT), através do Projecto MOVE Maputo, acaba de lançar o programa de formação dos formadores para o transporte público urbano com o objectivo de assegurar que os operadores tenham as competências necessárias para desempenhar correctamente as suas funções e forneçam melhores serviços aos passageiros. É nesse contexto que foi lançado em Boane, pelo o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, o programa “Formar os Formadores” para o transporte público urbano.
Conforme avançou a Coordenadora do Projecto MOVE Maputo, Fátima Arthur, o início da formação dos formadores está previsto para finais de Janeiro de 2024 cujas as áreas de formação estão estruturadas em duas categorias de formação e certificação de pessoal de operações, e gestores e administradores de empresas de autocarros e associações de transportes públicos urbanos.
Especificamente, a primeira categoria (nível A) visa a formação de motoristas de chapa, motoristas de autocarros, cobradores de semi colectivos e autocarros e inspectores de operações de autocarros no local. Os módulos a serem ministrados para a formação de formadores do nível A são: conhecimentos de mecânica básica, aptidão para a condução defensiva, competências de comunicação, conhecimentos de primeiros socorros e conhecimentos da tecnologia dos transportes públicos.
Assim, estes módulos qualificarão 24 instrutores de condução nestas disciplinas. Posteriormente estes instrutores de condução, tornar-se-ão conferencistas para o pessoal dos operadores de autocarros existentes em Maputo.
Relativamente à segunda categoria (nível B), constituem o público-alvo os gestores administrativos, financeiros e de compras, Gestores de contratos de serviços, gestores comerciais, de comunicação e de atendimento ao cliente e Inspectores de qualidade em operações de autocarros. São módulos do nível B os seguintes: gestão dos transporte, operações de transporte público, manutenção de veículo, apoio ao cliente, marketing e comunicação no domínio dos transportes, condução económica e segurança dos transportes
Estes módulos qualificarão 12 instrutores de condução nestas disciplinas mencionadas. Os instrutores de condução tornar-se-ão, depois, conferencistas para o pessoal dos operadores de autocarros existentes em Maputo.
De referir que a identificação destas competências a serem criadas e certificadas em operadores licenciados para operar transportes públicos na Área Metropolitana de Maputo, resulta de estudos realizados pela AMT, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e a Autoridade para a Mobilidade e Trânsito no território de Portugal e ilhas (AMT-P). O provedor deste programa de formação será o INEJI, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Industrial, da Universidade do Porto.