O evento de lançamento dos dois programas decorreu na Vila de Boane, Maputo Província, sob liderança do Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone e contou a presença do PCA da Agência Metropolitana dos Transportes, António Matos, do Presidente do Conselho Municipal de Boane, Jacinto Loureiro, do Director-geral Adjunto do Instituto Nacional de Metereologia – INAM, Mussa Mustafa, da Coordenadora do Projecto MOVE Maputo, Fátima Arthur e da Directora da AQUA, Anselmina Lipola.
Estiveram também representadas neste evento outras instituições nomedamente, o Instituto Nacional de Saúde, pelo Sr. Américo José, e a Embaixada da Espanha, pela Sra Edurne Iñigo, entre outros convidados.
O Sistema de Controlo de Ar inaugurado insere-se no âmbito da Gestão Atmosférica e terá a função de controlar agentes poluentes no ar. Trata-se da primeira estação que permitirá ao Governo manter o controlo dos níveis de poluição do ar para reduzir doenças e os impactos das mudanças climáticas, através da recolha de dados.
“A implementação do Projecto de Monitoria de Qualidade de Ar expressa a consciência e o compromisso de Moçambique em contribuir na implementação da agenda global da preservação do meio ambiente. Como o Sector dos Transportes e Comunicações tutela igualmente o ramo da Meteorologia, é nossa responsabilidade trabalhar em prol de um ambiente menos poluído” avançou o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações.
Em termos práticos, os equipamentos montados vão fornecer, em tempo real, dados sobre as concentrações de diversos poluentes, como o material particulado, o dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de enxofre, incluindo a poluição sonora, informação essa que é fundamental para a tomada de decisões informadas para mitigar o impacto da poluição nas nossas comunidades.
“A luta contra as alterações climáticas e a degradação ambiental começa com uma compreensão precisa dos desafios que enfrentamos. Os equipamentos cuja instalação assinalamos hoje são uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade informada sobre a poluição atmosférica da área metropolitana de Maputo,” disse o Vice-Ministro.
“Reconhecemos o impacto deste projecto na promoção da consciência e responsabilização ambiental. Ao tornar públicos os dados sobre a qualidade do ar que respiramos, capacitamos os cidadãos e as comunidades para se envolverem activamente nos esforços para a redução da poluição ambiental”, finalizou Amilton Alissone
No mesmo evento, o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações lançou o programa com o Programa de Formação de Formadores para o transporte público urbano com o objectivo de formar transportadores e gestores para a melhoria da mobilidade urbana.