O que é MOVE Maputo?
Um sistema
eficiente de transporte em massa
Um sistema
eficiente de transporte em massa
MOVE Maputo é um projeto de mobilidade que implementa o primeiro sistema BRT para melhorar a conectividade entre Maputo, Matola, Boane e Marracuene, oferecendo uma solução econômica e moderna para o transporte público em massa, adotada em mais de 300 das maiores cidades do mundo ...
MOVE MAPUTO
Uma ideia simples com beneficios e melhorias monumentais
Com este projecto, a Área Metropolitana de Maputo irá beneficiar de melhorias para alcancar padrões internacionais de mobilidade urbana.O projeto MOVE Maputo oferece flexibilidade ao reduzir o tempo de viagem e permitir uma maior frequência de viagens. Com o sistema de Autocarros de Trânsito Rápido (BRT), os passageiros desfrutarão de uma mobilidade eficiente e conveniente, conectando facilmente as cidades de Maputo, Matola, Boane e o distrito de Marracuene.
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O projeto MOVE Maputo é uma iniciativa que não só melhora a mobilidade, mas também faz a diferença no meio ambiente. Através da implementação do sistema de Autocarros de Trânsito Rápido (BRT), conseguimos reduzir os níveis de poluição ambiental pela metade, diminuindo as emissões de CO de 481kT para 236kT. Estamos comprometidos com um futuro mais limpo e sustentável para a região.
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O projeto MOVE Maputo não se limita apenas à mobilidade, mas também está ativamente moldando o futuro em um mundo em constante mudança. Com 32 km de estradas especialmente adaptadas às mudanças climáticas, estamos fortalecendo a resiliência da nossa infraestrutura contra os desafios ambientais. Este é um passo significativo em direção a um sistema de transporte mais sustentável e preparado para enfrentar os desafios climáticos que o futuro possa trazer.
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O principal desafio da mobilidade urbana está no trânsito. O fluxo de pessoas e bens tornou-se cada vez mais complicado devido ao rápido desenvolvimento urbano no Município de Maputo e Matola e Boane, incluindo o distrito de Marracuene, acrescido pelo fraco investimento em infraestrutura rodoviárias e aumento do uso do transporte individual.
O BRT (trânsito rápido por autocarro ) é um sistema de transportes públicos baseado em autocarros concebido para ter muito mais capacidade, fiabilidade e outras características de qualidade do que um sistema de autocarros convencional. Tipicamente, um sistema BRT inclui estradas que são dedicadas a autocarros, e dá prioridade a autocarros em cruzamentos onde os autocarros podem interagir com outro tráfego; juntamente com características de concepção para reduzir os atrasos causados por passageiros que embarcam ou saem de autocarros, ou pagam tarifas. O BRT visa combinar a capacidade e velocidade de um sistema de metropolitano ligeiro ou metro com a flexibilidade, menor custo e simplicidade de um sistema de autocarros.
A Área Metropolitana de Maputo está a entrar numa fase de transição, uma vez que a parte urbana cresceu da cidade de Maputo para os municípios e distritos vizinhos. As novas áreas de crescimento carecem de estradas pavimentadas e de uma rede rodoviária completa e integrada com capacidade suficiente para apoiar os transportes públicos. Para solucionar o problema, o Governo de Moçambique recebeu do Banco Mundial uma subvenção de 250 milhões de dólares americanos , para implementar o Projecto MOVE Maputo num período de 5 anos (2023 - 2027), cujo objectivo é melhorar a mobilidade urbana através de transporte de massa (BRT). O Projecto é implementado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações e a Agência Metropolitana de Maputo, em colaboração com os Municípios de Maputo, Matola, Boane e Distrito de Boane.
Numa primeira fase (Junho de 2023 a Junho de 2024), foram identificados 6 intervenções de impacto imediato (Quick Wins): Constituem Quick Wins do projecto ao nível da Cidade de Maputo: ● A reabilitação da Rambla: Abrange Paços do Município, Av. Samora Machel e a Praça dos Trabalhadores, através da Rua do Bagamoyo numa extensão de 1.3 km. ● A reabilitação da Avenida da ONU: Avenida da Organização das Nações Unidas e ligações às Av. Fernão de Magalhães e 25 de Setembro numa extensão aproximada de 1.7km. ● A reabilitação da Avenida 24 de Julho, entre a Praça 16 de Junho e a Avenida da Zâmbia, incluindo a Avenida da Tanzânia até à Praça 21 de Outubro numa extensão aproximada de 3.2km. No Município da Matola temos: ● Construção da Estrada Molumbela – Khongolote numa extensão de 2.35 km ● Construção da Estrada Circular a Boquisso / Intaka numa extensão de 6.70 km ● Construção da Estrada Matlhemele a Mwatibjana numa extensão de 3.05 km. Posteriormente (2023 a 2027) seguirão as obras no corredor seleccionado até a implementação do próprio sistema de transporte de massas