No dia 11 de Maio foi assinado o contrato com o consultor internacional Royal HaskoningDHV (Pty) Ltd (RHDHV), para a realização do estudo de viabilidade detalhado do primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit) de transporte público, que irá operar na Área Metropolitana de Maputo, e conectar com uma solução de autocarros rápidos, em faixas de trânsito dedicadas, entre a Praça dos Trabalhadores na baixa, e as Praças da Juventude, Zonas Verdes, Zimpeto, Matola Gare, Albazine e Marracuene.
Durante a semana de 29 de Maio a 2 de Junho, decorreu, em Maputo, o encontro de arranque e discussão inicial do estudo (inception), estando presentes a equipa do Consultor (RHDHV), a equipa do projecto MOVE Maputo e consultores do Banco Mundial (o financiador). Durante estes dias, o plano de trabalhos e os entregáveis do estudo foram extensamente explorados, com vista a clarificar expectativas de todas as partes.
Espera-se, durante o mês de Junho corrente, fechar o relatório final de início dos trabalhos e iniciar com trabalhos de investigação no terreno já no mês de Julho de 2023. Este estudo vai decorrer no curso de 12 meses, e irá produzir não só os desenhos detalhados e as análises e soluções de viabilidade para a operação sustentável e integrada do BRT, mas também irá produzir os cadernos de encargos para a adjudicação das obras, que se esperam iniciar já em 2024.
O sistema BRT (trânsito rápido por autocarro) do Projecto MOVE Maputo compreenderá um troço segregado de 22 km que se estende desde a Baixa da Cidade de Maputo até à Praça dos Combatentes, Praça da Juventude até à Rotunda Missão Roque. Posteriormente, em vias não segregadas com uma extensão de 39 km, ligará Missão Roque até Albazini, Zimpeto, Zona Verde, Matola Gare e Marracuene.