Justificação do projecto:
Crescimento urbano com preferência de uso de viatura particular, e oferta insuficiente de serviços de transporte público
Infra-estruturas rodoviárias degradadas e veículos degradados, sem condições para acesso seguro a pessoas com deficiência física e a crianças.
Acesso inadequado de e para as áreas residenciais e periféricas, agravados por eventos climatéricos imprevistos.
Falta de passeios e ciclovias, que podem acomodar peões e ciclistas com segurança, especialmente na última milha para aceder bairros de baixa renda.
As soluções, frequência e qualidade dos transportes públicos não satisfazem as necessidades da população de baixa renda, sendo limitado o acesso ao transporte público organizado pelas famílias mais pobres, mulheres e outros grupos vulneráveis.
Domínio de minibuses privados informais, localmente conhecidos como chapas, com condições de trabalho precárias para os próprios condutores, cobradores e outros trabalhadores, que não permitem a exigência de elevados padrões de qualidade na prestação do serviço.
Capital humano limitado no transporte urbano, nos sectores publico e privado, e uma coordenação interinstitucional e regulatória difícil e complexa.
Componetes projecto:
Componente 1: Fortalecimento Institucional e Regulatório do Transporte Urbano e Profissionalização da Indústria do Transporte Público (20 milhões USD)
Componente 2: Melhorias abrangentes no Transporte Público, através da construção de um sistema BRT – Transporte com Autocarros Rápidos (160 milhões USD)
Componente 3: Melhorias Abrangentes Para Acesso Seguro a bairros e Integração de Corredores, com a reabilitação de artérias importantes para a mobilidade, nas Cidades de Maputo e Matola (65 milhões USD)
Componente 4: Gestão, Monitoria e Avaliação do Projecto (5 milhões USD)
Componente 5: Resposta a Contingências e Emergências (sem alocação, a ser activado quandonecessário).
Este projecto incorpora no seus planos de actividade e investimento a resolução de assuntos transversais que negativamente impactam a mobilidade urbana, nomeadamente a elevada exposição e vulnerabilidade às mudanças climáticas, o crescimento de emissões de GHG no transporte urbano, a elevada poluição sonora, as desigualdades de género no acesso e qualidade de serviço de transporte urbano, e a segurança rodoviária de pessoas e veículos.
Beneficiários do projecto:
Moradores e trabalhadores ao longo da área de influência dos corredores de transporte público seleccionados. O número estimado de beneficiários directos é estimado em 124.000 passageiros por dia do BRT e 95.000 cidadãos residentes nas áreas de melhorias viárias integradas nos bairros;
Mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas com deficiência e estudantes;
Sector privado por via das melhorias no acesso aos actuais centros de negócios e empreendimentos
A Agência Metropolitana de Transportes e os municípios, pois irá melhorar a gestão, planeamento e implementação de serviços de transporte urbano modernizados, conhecimentos e competências adquiridos nos marcos regulatórios e institucionais, serviços de digitalização, financiamento urbano, inclusão universal e abordagens de mitigação e adaptação em infra-estrutura urbana e de transporte.
A nível operacional, as cooperativas e os operadores de chapa beneficiarão de uma melhor regulamentações e treino, com contractos fortalecidos e formalização dos chapas.
Obras de construção rodoviária previstas:
O corredor BRT compreenderá um troço segregado de 22 km que se estende desde a Baixa da Cidade de Maputo até à Praça dos Combatentes, Praça da Juventude até à Rotunda Missão Roque. Posteriormente, em vias não segregadas com uma extensão de 32 km, ligará Missão Roque até Albazini, Zimpeto, Matola Gare e Marracuene, com 6 rotas e previstos cerca de 100 autocarros. Haverá 10 terminais com capacidade de transportar 4 mil passageiros por hora e por sentido, estimando-se em cerca de 40 milhões de viagens pessoais por ano.
As obras de reabilitação de artérias nas Cidades de Maputo e Matola, compreendem:
- A reabilitação da Avenida da ONU e as ligações às avenidas Fernão de Magalhães e 25 de Setembro, numa extensão aproximada de 1.7 km.
- A reabilitação da Avenida 24 de Julho, entre a Praça 16 de Junho e a Avenida da Zâmbia, incluindo a Avenida da Tanzânia, e a construção de uma terceira faixa de rodagem no sentido ascendente da Avenida 24 de Julho, numa extensão de 3.2 km.
- A construção da estrada Molumbela /Khongolote numa extensão de 2.35 km.
- A construção da estrada entre a Circular (1a rotunda) e o distrito de Boquisso/Intaka, numa extensão de 6.70 km.
- A construção da estrada entre a Circular (3a rotunda, Matlhemele) e o distrito de Umatibjana, numa extensão de 3.05 km.
Ainda na componente de melhoria das artérias da Cidade de Maputo, está planeada a construção da “Rambla”, um projecto desenvolvido pelo Município de Maputo e a Universidade de Barcelona, para criar espaços pedonais na faixa central da Avenida Samora Machel, entre os Paços do Município e a Praça 25 de Junho, e no cruzamento com a Rua de Bagamoio, na sua extensão até à Praça dos Trabalhadores/CFM.
Estes projectos de obras civis vão ser complementados com outras áreas de investimento, que compreendem:
A digitalização dos processos de transporte público, por exemplo, disponibilizar informações do passageiro em tempo real, como um planeador de viagens, mapas, serviços de atendimento ao cliente e ferramentas digitais entre passageiros e os operadores de autocarros.
Implementar um sistema de gestão de frota, incluindo planeamento de horários e ferramentas de optimização, aplicativos de centro de controle, parque e gestão da manutenção, monitoria de segurança, com vista a um serviço mais confiável e seguro.
Alargar sistemas de pagamento automático de tarifas de transporte, que tenha em vista a conveniência do utente.
A elaboração de planos de mobilidade de pedestres e ciclistas das cidades, e investimentos nos acessos para estes grupos de utentes de mobilidade urbana.
- Melhorias na segurança rodoviária, no mobiliário urbano e em áreas verdes em vias estratégicas de acesso aos bairros a partir do corredor BRT.
Finalmente, acções de desenvolvimento institucional e regulatório, que compreendem:
- A capacitação de profissionais do sector, de diversos níveis de habilidades, desde condutores, cobradores, gestores de transportes públicos, planeadores de mobilidade e outras capacidades que venham a ser necessárias para a implementação desta nova visão de mobilidade urbana.
- A profissionalização de operadores de transporte público formais e informais, por forma a equipar as empresas operadoras recém-formadas com as habilidades técnicas, de gestão e operacionais necessárias às novas exigências de um transporte moderno e sustentável.
- O desenvolvimento de regulamentos e normas para enquadrar a participação privada nas soluções de mobilidade urbana sustentável, em regimes de parcerias público-privada
A melhoria dos processos de planeamento de mobilidade urbana para potenciar investimentos correntes e futuros em estradas, autocarros, metros, barcos e serviços não motorizados de transporte, e outros.
Indicadores de sucesso:
Durante o projecto, vários sistemas de colecta de dados de passageiros, autocarros, chapas e outras medidas de mobilidade urbana serão implementados. Igualmente, o projecto vai medir o seu sucesso pelos seguintes indicadores:
# | Indicador | Descrição do Indicador | Metodologia de Colecta | 2023 | 2024 | 2025 | 2026 | 2027 |
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1 | # Pessoas que beneficiam diariamente da melhoria da mobilidade urbana no corredor de transporte público selecionados | Média diária de passageiros no corredor BRT. Este indicador está relacionado com a melhoria da mobilidade urbana na parte selecionada do corredor da PDO. | Este indicador medirá o número médio diário de passageiros no sistema BRT. O número médio de passageiros incluirá apenas os dias úteis e excluirá eventos especiais (por exemplo; feriados gerais; férias escolares); fins de semana e eventos incomuns; nem eventos climáticos extremos. A média será calculada somando quatro semanas de informação (de segunda a sexta-feira) e dividindo o resultado pelo número de dias úteis no mesmo período. | 0 | 0 | 100000 | 110000 | 124000 |
1.1 | % de utilizadores do sexo feminino que beneficiam diariamente de uma melhor mobilidade urbana no corredor de transporte público selecionado | Percentagem da média diária de passageiros no corredor do BRT que são mulheres (subindicador). Este indicador está relacionado com a melhoria da mobilidade urbana na parte selecionada do corredor da PDO | Este indicador medirá a parcela de usuários do sexo feminino em relação ao número médio diário de passageiros no sistema BRT. O número médio de passageiros incluirá apenas os dias úteis e excluirá eventos especiais (por exemplo; feriados gerais; férias escolares); fins de semana e eventos incomuns; e eventos climáticos extremos. A média será calculada somando quatro semanas de informação (de segunda a sexta-feira) e dividindo o resultado pelo número de dias úteis no mesmo período. Se o sistema de pagamento automático de tarifas armazenar dados desagregados por sexo; esses dados serão anonimizados e agregados; e usados para estimar o número de usuários do sexo feminino. Se não for possível utilizar dados desagregados por género do sistema de bilhética; estes dados serão recolhidos através de inquéritos nos diferentes serviços BRT. | 0 | 0 | 30% | 40% | 40% |
2 | % de alteração de residentes da AMM com acesso à CBD (Baixa) no prazo de 60 min utilizando transportes públicos | Aumento do número de pessoas com acesso à CBD (Baixa) dentro de 60 minutos usando serviços de transporte público. Estes indicadores estão relacionados com a parte melhorada do acesso urbano da PDO. | Este indicador vai medir o aumento do número de pessoas que têm acesso à Baixa em 60 minutos; utilizando transportes públicos. Este indicador é medido usando os arquivos GTFS e rede rodoviária da Grande Área de Maputo; e ferramentas de análise de acessibilidade usando SIG. | 0 | 0 | 5% | 10% | 15% |
4 | Pessoas que beneficiam de estradas de acesso melhoradas e resilientes às alterações climáticas | Número de pessoas que vivem numa área de influência de 1 km (de cada lado da estrada) das estradas de acesso ao bairro; melhorada pelo projeto com intervenções de resiliência às alterações climáticas. Este indicador está relacionado com a melhoria dos acessos na parte selecionada do corredor do PDO | Este indicador irá medir o número acumulado de pessoas na área de influência do bairro de acesso a estradas melhoradas com intervenções de resiliência às alterações climáticas. A bacia hidrográfica é definida como 1 km de cada lado da estrada. As estradas a incluir neste indicador são as que devem ser melhoradas no âmbito da componente 3 (ou seja; estradas de acesso aos bairros). As intervenções adequadas em matéria de resiliência às alterações climáticas para cada estrada estarão em consonância com as recomendadas no âmbito dos estudos sobre a resiliência às alterações climáticas e as medidas de resiliência às alterações climáticas descritas no anexo 4 do PAD. O indicador será calculado usando dados SIG e WorldPop (ou censo) ou usando pesquisas. | 0 | 0 | 85700 | 90000 | 95000 |
7 | # de jovens matriculados e formados no Programa Jovem Profissional de Transporte (YPP) | Número de pessoas inscritas e graduadas no YPP | Este indicador irá medir o número de pessoas (jovens) que se inscrevem e completam o Programa Jovem Profissional de Transporte (YPP). | 0 | 0 | 50 | 50 | 50 |
7a | % Percentagem de mulheres inscritas e formadas no YPP de Transportes | Percentagem de mulheres inscritas no YPP fora do total de pessoas no programa. | Este indicador irá medir o número de pessoas (jovens) que se inscrevem e completam o Programa Jovem Profissional de Transporte (YPP) que são mulheres. | 0 | 0 | 30% | 30% | 30% |
7b | % Percentagem de mulheres empregadas no Sector dos Transportes através do YPP dos Transportes | Percentagem de mulheres contratadas para trabalhar no setor dos transportes após a finalização do PPJ (YPP) | Consulte a secção M&E do Anexo 1 - Disposições de implementação e plano de apoio | 0 | 0 | 0 | 20% | 20% |
8 | Extensão (km) da pista segregada do BRT | Km de pista segregada do BRT | Este indicador medirá o número de Km de pista segregada de BRT na AAM. | 0 | 15 | 19 | 19 | 19 |
9 | # de pessoas com acesso a transporte público seguro e de melhor qualidade | Número de pessoas que têm acesso conveniente a um transporte público ao longo do corredor BRT; incluindo rotas troncais e alimentadoras do BRT. Este indicador é um indicador de acesso a sistemas de transporte de qualidade; seguros e fiáveis. Este é um indicador de Nível 2 dos ODS que contribui para o Objetivo 11 de Cidades e Comunidades Sustentáveis | O indicador medirá o número acumulado de pessoas que vivem em um rádio de 500 metros de um ponto de ônibus melhorado ao longo dos serviços do BRT. Parada de ônibus melhorada é definida como aquela que cumpre os princípios de acesso universal; infraestrutura resiliente às mudanças climáticas e outras medidas de segurança; qualidade; confiabilidade e conforto. Na linha de base; o número de pessoas que vivem em um rádio de 500m das futuras linhas de ônibus é de 363.352; (WorldPop; 2020). Este indicador fornecerá informações tanto das pessoas beneficiadas pelo acesso a transportes públicos melhorados; como da densificação das áreas em torno do BRT (comparando com a população na linha de base com a data de encerramento). Note-se que os principais efeitos de densificação são suscetíveis de se materializar anos após a conclusão do projeto. | 0 | 31000 | 103000 | 223000 | 344000 |
10 | Tempo de viagem de transporte público no Corredor BRT | Tempo médio de transporte público tomado em minutos entre pontos selecionados ao longo do corredor BRT (minutos) | indicador irá medir o tempo médio de viagem por transporte público feito para uma viagem só de ida durante a hora de ponta entre a Praça da Juventude e o Anjo Voador. Este indicador mostrará a variação no tempo de viagem; em comparação com um cenário anterior à melhoria do transporte público. A média será calculada como uma média para os dias úteis; excluindo eventos especiais (por exemplo; feriados gerais; férias escolares); fins de semana e eventos incomuns. A linha de base contabiliza o tempo de viagem no corredor usando chapas de acordo com o estudo de pré-viabilidade. Os valores intermediários e alvo levarão em conta o tempo de viagem no corredor usando o BRT. | 64 | 64 | 58 | 52 | 52 |
11 | % Percentagem de Estações e Instalações que cumprem as Especificações de Acesso Universal | Percentagem de Estações e Instalações em conformidade com as Especificações de Acesso Universal. | Este indicador mede o percentual de estações dentro do corredor BRT; incluindo terminais; estações; veículos e instalações; que atendem às normas de acesso universal. | 0 | 0 | 100 | 100 | 100 |
13 | Km extensão de estradas de acesso reabilitadas de acordo com especificações centradas nas pessoas e resiliência às alterações climáticas | Km de estradas de acesso reabilitadas de acordo com especificações centradas nas pessoas e resiliência às alterações climáticas | Este indicador mede a extensão das estradas de acesso reabilitadas (cumulativas) seguindo especificações centradas nas pessoas e resiliência às alterações climáticas ao longo da área de influência; para aceder aos bairros. A extensão da estrada será contabilizada para este indicador se a auditoria final mostrar que seguiu as especificações centradas nas pessoas; segurança rodoviária e resiliência às alterações climáticas. As normas incluem; entre outras; recapeamento; calçadas; drenagem; iluminação; medidas de segurança viária; travessias de pessoas; instalações NMT etc. As intervenções adequadas em matéria de resiliência às alterações climáticas para cada estrada estarão em consonância com as recomendadas no âmbito dos estudos sobre a resiliência às alterações climáticas e as medidas de resiliência às alterações climáticas descritas no anexo 4 do PAD | 0 | 7 | 15 | 25 | 32 |
14 | Km de extensão de infraestruturas de transporte não motorizado (NMT) melhorada/implementada | Km de infraestrutura NMT melhorada e/ou implementada. | Este indicador mede os Km de infraestrutura NMT melhorada ou construída (cumulativa). Isto inclui ciclovias e iclovias e iclovias e clovias e clovias e infraestruturas para peões. Este indicador inclui ainda as intervenções que apoiam a mobilidade ativa; como passadeiras; rampas; sinalização; etc. | 0 | 10 | 20 | 20 | 20 |
16 | Plano de estacionamento desenvolvido e implementado | Plano de estacionamento desenvolvido e implementado | Plano de estacionamento desenvolvido e implementado | No | No | No | Yes | Yes |